domingo, 8 de maio de 2011

Los Andes a Medonza


 Este trajeto estava estimado em +- uns 300km porque desejávamos aproveitar a travessia da cordilheira em todas suas nuances e curvas. A experiência de atravesá-la pelo Paso de Jama foi surpreendente e poder estar de volta a cordilheira e poder conhece-la por outra região era muito estigante, agora a nossa frente o Paso los Libertadores.


Notem a rachadura em frente ao lado da estrada...força da natureza.


A estrada recebe "Barreiras" para as avalanches não atingirem os veículos, durante o inverno fica tudo nevado.


 
A vontade de subir era tanta que durante os caracoles só paramos para tirar foto já lá em cima, ficando a 1º parte da subida só na mente...rsrs

Vista Passo do Cristo Redentor
A passagem da fronteira do Chile para Argentina é feita pelo túnel Cristo Redentor, que antes da sua construção era feita pelo passo do Cristo Redentor. Eu não poderia deixar de ir lá em cima, um ripio de 10 km ida e volta.


De um lado Argentina e do outro Chile, e que Cristo nos acompanhe...

Caracoles do rípio e ao fundo o temido Aconcáguas
Entra no Chile e sai na Argentina
Olha a Mile esperando lááá em baixo..rsrs
Fazer este rípio foi uma das coisas mais estigantes...aproveitei que estava só na moto e botei pra acelerar na terra...aí a XT 66 se mostrou para que ela é feita!!TERRA

Aconcáguas face sul...mortal!!

Os andes não é só terra...basta estar com os olhares mais atentos...olhar com a alma.

Aduana Argentina
Oases no meio da cordilheira...já nos vales finais da cordilheira antes de Medonza

Vários pequenos túneis

Um após o outro

Chegada a Medonza e um lindo pôr do sol ao fundo nas cordilheiras...já dava pra sentir saudades deste gigante imponente.
 

Copiapó a Los Andes

 Esta parte da Viagem foi a parte que mais margeamos o Oceano Pacífico.
No começo estávamos anciosos por estar em contato com este gigante do planeta, mas o vento forte e gelado que vinha do mar realmente nos fazia lembrar de uma cama bem quentinha... o vento era tão intenso que eu tinha que fazer um grande esforço com a musculatura do pescoço para manter a cabeça no lugar e a pilotagem também era difícil, a moto chegava a ficar de lado.

Mas foi um grande prazer em ter este mar como companhia.
Com tanto vento era de se esperar o aproveitamento desta fonte de energia limpa e renovável. Veja o tamanho da torre de transmição em relação a turbina eólica e olha que a torre está em primeiro plano!

Uma paradinha pra relaxar...aiai
Presentes do mar...



A viagem não acabou, San Pedro a Copiapó




Poxa!!! Tínhamos chegado ao extremo de nossa viagem, a Bolívia, agora só nos restava voltar pelo mesmo caminho que viemos...mas...ao refazer nossas finanças nós ainda estávamos com peso para mais alguns dias no Chile, então decidimos não mais voltar pelo mesmo caminho, que muito nos agradava era a oportunidade de continuar a conhecer este mundão sem porteira "literalmente", NOVOS CAMINHOS!!
O novo trajeto seria seguir para Calama, Copiapó, ir beirando o grande Oceano Pacífico rumo ao sul pela Rodovia Panamericana e um pouco antes de Santiago seguir rumo a uma pequena cidade antes de cruzarmos a cordilheira, Los Andes, pois estávamos na pilha de nos encontrarmos novamente com uma das grandes obras de Deus novamente, poder tocar as nuvens com os pés no chão.
Já na primeira parada depois de San Pedro do Atacama percebemos a vocação da região, mineração das pesadas!!Estas rodas são para um caminhãozinho...

Pela primeira vez durante a viajem eu percebi o que é realmente um deserto...depois de Calama o ar fica cada vez mais seco...apenas terra árida e mais nada.
Para lembrar as pessoas que perderam suas vidas nas estradas, são várias pela estrada.
A mão de Deus no meio do deserto...estávamos em suas mãos
Em Aguas Verdes passou o ralli Paris Dakar de 2011, nesta parada de caminhoneiro ao lado de um posto da Repsol, foi um dos melhores temperos, uma galinha ensopada da hora!!
Primeira visão do oceano pacífico, nós estávamos passando logo após o tsunami do Japão.
E após uns 800km rodados no dia, um por do sol bem diferente..oceano Pacífico...